Sites Grátis no Comunidades.net

Depressão na Adolescência



Total de visitas: 42490
Tipos de Depressão

«Hoje, os estados depressivos não podem ser medidos como medimos a tensão arterial, as descargas eléctricas do coração ou o nível de colesterol no sangue. A melhor forma de saber se uma pessoa está deprimida ou não é simplesmente perguntando, ouvindo e observando.»

LUIS R. MARCOS,
A Força do Optimismo, 2006


A depressão é muitas vezes denominada como distimia quando os sintomas permanecem por longos períodos de tempo (pelo menos seis meses) de forma “leve”, sendo que em casos mais extremos, os sintomas atingem proporções incontroláveis, impossibilitando as actividades normais do indivíduo e obrigando à internação devido ao alto risco de suicídio.





A depressão pode ser dividida em 3 tipos principais:

- Depressão Maior

Os pacientes com este tipo de depressão apresentam alguns dos seguintes sintomas: falta de prazer nas actividades diárias, perda de apetite e/ou diminuição do peso, distúrbios do sono (desde insónias até sono excessivo), sensação de agitação ou languidez intensa, dificuldade de concentração, fadiga constante e sentimentos de culpa constante. Estes sintomas não devem estar associados a episódios maníacos, não devem ser causados por drogas, álcool, e devem ser diferenciados de sentimentos comuns de tristeza. Geralmente, os episódios de depressão duram cerca de 20 semanas.





- Depressão Crónica

Este tipo de depressão caracteriza-se por vários sintomas também presentes na Depressão Maior, mas de menos duração- pelo menos 2 anos.
Estes doentes sentem-se mais desanimados, desesperados e são mais pessimistas. Não se observa distúrbios no apetite ou no desejo sexual, mania, agitação ou comportamento sedentário. Pensamentos suicidas não são muito comuns.





- Depressão Atípica

As pessoas com este tipo de depressão, geralmente, comem mais, dormem muito, sentem-se muito cansadas e apresentam um sentimento muito forte de rejeição e pouca auto-estima.