Sites Grátis no Comunidades.net

Depressão na Adolescência



Total de visitas: 33455
Causas da Depressão

«A solidão cresce. Há um adensamento da população. No início do século XX, eramos pouco mais de mil milhões de pessoas. Hoje, só a China e a Índia têm, cada uma, mais de mil milhões de pessoas. Por vivermos tão próximos fisicamente, a solidão seria estancada. Mas enganámo-nos novamente, a solidão contaminou-nos. As pessoas estão sós nos elevadores, no ambiente de trabalho, nas ruas, nos estádios. Estão sós no meio da multidão.»

AUGUSTO CURY,
Doze semanas para mudar uma vida, 2006





As causas da depressão são cada vez em maior número e com maior grau de complexidade. Uma das principais causas, encontra-se precisamente na nossa sociedade. Como sabemos, o Homem é um ser social, pelo que jamais poderá viver isolado dos restantes membros da sociedade. Contudo, hoje em dia, evidencia-se um grande afastamento das pessoas, relativamente à vida social.

A solidão está a invadir cada ser, e a tomá-lo por completo. Assim, neste meio austero e pouco social, a depressão encontra o “abrigo ideal”.





Todavia, esta não é a única causa da depressão. Actualmente, sabe-se que a depressão está associada a um desnível de certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.

Outros dos problemas relacionados com a depressão na faixa etária mais jovem são:


- Os Conflitos na Adolescência

A adolescência constitui uma fase de conflitos e angústias e, claro momentos de tristeza e desespero. Perde-se o corpo de criança, surgem as inseguranças em relação ao físico, aparece o acne, algum aumento de peso... o que leva ao adolescente a se interrogar a cerca do porquê de ser assim, a razão porque não somos todos iguais, o facto de querer ser igual a alguém, o fracasso, a discriminação, o “gozo” por parte de alguns colegas e a pressão para a realização de algumas tarefas, levam ao aparecimento da depressão.
Contudo, muitos adolescentes passam por acontecimentos desagradáveis sem desenvolverem depressão. A simples tristeza, é uma experiência normal que não se torna em depressão.





- Os Factores Psico-Sociais

A maioria dos adolescentes que já passaram por períodos de depressão referem que o stress é o principal factor desta doença, acrescentando que a perda de algum ente querido ou acontecimentos traumáticos também podem causar a depressão, sendo necessário um longo período de recuperação. A existência ou ausência de contacto, relações sociais ou familiares também influenciam, positiva ou negativamente, na recuperação.


- Os Factores Biológicos

Alterações nos níveis de neurotrasnsmissores (serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina), alterações hormonais e problemas cerebrais estão entre as causas da depressão.





- As Causas Físicas

Em algumas depressões, os acidentes físicos (traumatismos) ficam registados no nosso corpo em conjunto com as emoções que sofremos na altura desses acidentes. Existem diversas terapias dirigidas ao físico que fazem libertação emocional e alteram por completo o estado emocional das pessoas.




Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net